FEMADE promoveu ações de capacitação profissional
FEMADE, em parceria com o SENAI/CETMAM de São José dos Pinhais e com o SEBRAE/PR, ofereceu ao longo do período de realização da feira (24 a 28 de maio 2010), uma série de palestras sobre qualificação profissional.
As palestras aconteceram no espaço da EXPO MARCENARIA, uma área de 600m², com uma linha de montagem, patrocinado pelas empresas V.I.M.A e Arflux..
Riverson Tobias do Vale, do SENAI/CETMAM, abordou a temática “Estudo de Tempo do Processo de Produção da Indústria de Marcenaria”. O especialista falou sobre a gestão do tempo como forma de otimizar a produção das marcenarias e comentou, ainda, sobre um problema comum em muitas empresas, que é o tempo de entrega, o que faz com que as mesmas venham perdendo espaço no mercado para móveis modulados e seriados. “A marcenaria tem o diferencial do móvel personalizado. Estudar o tempo ajuda a tornar a marcenaria competitiva”, explicou Riverson Tobias do Vale.
Dentre os fatores que podem ajudar os marceneiros a tornarem-se mais competitivos no mercado, estão: ter prazo de entrega bem definido, redução dos custos de produção, identificação dos gargalos nos setores, remanejamento de operadores internos e melhor arranjo físico (layout) da marcenaria.
Riverson Tobias do Vale também falou sobre a importância das reuniões com os funcionários, dos parâmetros de racionalização, como quantas estações de trabalho se deve ter na fábrica, quais tarefas atribuir a cada estação de trabalho, e a importância de minimizar a quantidade de trabalhadores e máquinas utilizadas para diminuir os custos. Riverson Tobias do Vale também foi responsável por apresentar a palestra sobre “Acabamento de Superfície em Madeira e Derivados”.
Cláudio Henrique Voth, também do SENAI/CETMAM, falou sobre o tema “Testes: Despesa ou Economia?”. De acordo com ele, o tema tem como princípio a ideia de antever uma situação para evitar um problema futuro. Para conhecer as normas do teste de aderência, por exemplo, Voth explicou que é possível comprar ou consultar as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
GESTÃO DE VENDAS - Raquel Vaz, do SEBRAE/PR, abordou o tema “Reaprendendo a Vender – INOVE”, para falar sobre a importância de se praticar o que se aprende. “Se eu não exercitar o que aprendo, eu esqueço 33% do conteúdo em 24h”, disse. Ela também fez uma ressalva quanto ao contexto de mudança, afirmando que as mudanças trazem conhecimento e novas formas gerenciais.
Ao tratar de inovação, a especialista concluiu: “Nos próximos 15 anos, 60% das profissões atuais não existirão e, em 20 anos, 90% dos processos industriais e comerciais serão diferentes. Por isso, há uma necessidade da mudança de comportamento”, argumentou Raquel, que também apresentou outra palestra com o tema “Informal? Saiba os benefícios da formalização de sua empresa”.
PALESTRAS – Nas demais palestras de capacitação da FEMADE 2010, Waldemar Furbringer abordou o processo de “Segurança em Máquinas”, e Diogo do Vale, do SENAI/CETMAM, apresentou dois painéis: “Como satisfazer o cliente com um projeto de móveis” e “Montagem de Móveis de Madeira”. Pedro Oliveira proferiu ainda a palestra técnica “Geometria de Corte”.
curso de marcenaria fina |
Curso de marcenaria. Curso montador de móveis. Curso de acabamento de superficie(Pintura de móveis). Curso de marcenaria gratuito(Aprendizagem em marcenaria). Técnicas de marcenarias. Marcenaria técnica marcenaria técnica
Nenhum comentário:
Postar um comentário