quinta-feira

COMPRESSOR NA MARCENARIA


Cuidados a serem considerados na instalação/utilização do compressor.

A- Instalação do Compressor :

1-Local de Instalação na marcenaria :- A instalação do compressor deve ser : em local amplo, coberto, bem ventilado, não exposto ao sol e livre de poeira, gases, gases tóxicos e  umidade ; o ar aspirado deve ser limpo, frio e seco.Na instalação do compressor, deve ser observado um afastamento mínimo de 800mm de qualquer obstáculo.

O compressor deve estar próximo aos pontos de utilização do ar comprimido, minimizando dessa maneira a perda de pressão, economizando-se em tubos e reduzindo o problema de vazamentos.

2-Como Instalar o Compressor :- O compressor deve ser apoiado sobre amortecedores anti- vibratórios adequados ao peso e vibração do equipamento, que por sua vez devem estar apoiados sobre uma base de concreto. 

A instalação deve ser feita sobre um piso firme ou sobre uma laje de concreto.
O conjunto deve ser nivelado.

Quando instalar dois compressores na mesma linha, coloque um  registro  para cada um, para poder isolar uma unidade, nos casos de manutenção.

3-Ligação Elétrica :- Consultar um técnico especializado para avaliar as condições gerais da rede elétrica e selecionar os dispositivos de alimentação e proteção adequados conforme Norma Brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão- NBR5410

B - Instalação da Rede:

1-Rede de Ar Comprimido :- O compressor de ar deve ser instalado numa rede de ar comprimido adequada .
Se for o caso contratar um profissional habilitado para a instalação da rede de ar comprimido.

2-Linha Tronco ou Principal :- Linha tronco é a tubulação principal, que leva o ar comprimido do compressor até a área de consumo.Para sua orientação, recomendamos os seguintes diâmetros de linha tronco:
                  - Compressores até 1,5 Hp ....................................... Tubulação 3/8”
- Compressores de 2 a 4 HP .................................... Tubulação ½”
- Compressores de 5,0 Hp .........................................Tubulação 3/4”
Uma tubulação muito longa não é recomendada, deve-se utilizar um mínimo de curvas e registros.

3-Linha Secundária ou Ramificações :- Linha secundária são os trechos da rede de ar comprimido que distribuem o ar da linha tronco aos pontos de utilização.As tubulações secundárias, em instalações pequenas, serão feitas geralmente com tubos de menor diâmetro do que a da rede principal.

C- Partida Inicial :

1-Verifique o nível de óleo : Deve estar no centro do visor

2-Sentido de rotação : Acione a chave de partida e verifique o sentido , deve ser idêntico à indicação de sentido constante no volante , de modo que assim o mesmo não se superaquecerá .

3-Parafusos da tampa do cabeçote : Deixe o compressor trabalhar por aproximadamente 20 minutos , a fim de permitir a perfeita lubrificação . Em seguida deixe o compressor efetuar o ciclo de desarme automático ; desligue o compressor em sua chave de partida e reaperte os parafusos de fixação da tampa do cabeçote com o torque de 23,5 a 24,5 Nm , religue-o novamente e o mesmo já esta pronto para uso.

D- Manutenção Preventiva :

1-Troca de óleo :- Antes de ligar o compressor verifique o nível de óleo (deve estar no centro do visor)  e complete-o se necessário com o óleo mineral recomendável (ISO VG 150 ou SAE40) .A primeira troca de óleo deve ocorrer após 50 horas ou 15 dias (o que ocorrer primeiro) e as demais trocas a cada 200 horas de serviço ou 2 meses (o que ocorrer primeiro).

2-Drenagem :- Drene o condensado (água) do interior do reservatório diariamente através do purgador.

3-Verificação do Filtro :- Limpe semanalmente o filtro de ar e faça a substituição a cada 300 horas ou trimestralmente o que ocorrer primeiro.






Um comentário: