sábado

Laminas de madeira

Técnicas de marcenaria

Laminas Decorativa De Madeira
 
No passado para se obter laminas se  perdia praticamente a espessura da lamina que era entorno de 2 mm as mais fina hoje ate 0.63 mm.


 Classificação das Laminas



lLÂMINAS TORNEADAS:
espessura de 1 a 3mm.
São lâminas utilizadas prevalentemente na fabricação de compensados e têm
 
LÂMINAS FAQUEADAS: Estas lâminas são exclusivamente utilizadas para revestimento de superfícies de  derivados de madeira (compensados, aglomerados ou MDF)
 
lLÂMINAS DE MADEIRA (TERMINOLOGIA)
Lâminas faqueadas comercializadas na mesma seqüência em que foram obtidas na fábrica. Os veios de todas elas são quase idênticos .
l
 
LÂMINAS AVULSAS São lâminas não seriadas.

 lLÂMINAS POMELLE lSão lâminas obtidas de troncos nodosos cujos veios têm configuração semelhante às radicas.
  
RÁDICAS:São lâminas obtidas da parte da árvore denominada "nó vital" e que está compreendida entre o tronco e a raiz.

PLUMA:Estas lâminas de madeira são de corte especial e são obtidas da forquilha da árvore (entroncamento dos galhos principais).

l

LÂMINAS DE CORTE TANGENCIAL : Estas lâminas de madeira apresentam pouco brilho mas têm veios muito chamativos como a maioria das cerejeiras. As lâminas são obtidas efetuando cortes tangencialmente aos anéis de crescimento da árvore.

 lLÂMINAS DE CORTE RADIAL São obtidas efetuando um corte perpendicular aos anéis de crescimento da árvore. Apresentam brilho acentuado (frejó, figueira).


LÂMINAS PRÉ-COMPOSTAS:  Estas lâminas são obtidas por faqueamento de blocos formados de centenas de lâminas tingidas, sobrepostas e coladas umas às outras. As madeiras utilizadas são obtidas de áreas reflorestadas.

LÂMINAS DE CORTE RADIAL São obtidas efetuando um corte perpendicular aos anéis de crescimento da árvore. Apresentam brilho acentuado (frejó, figueira).
   
LÂMINAS PRÉ-COMPOSTAS:  Estas lâminas são obtidas por faqueamento de blocos formados de centenas de lâminas tingidas, sobrepostas e coladas umas às outras. As madeiras utilizadas são obtidas de áreas reflorestadas.



LÂMINAS DE MADEIRA - MANUSEIO

l

l Amarrados devem ser manuseados preferencialmente por duas pessoas.
l Ao retirar uma lâmina de uma pilha não puxe-a. Retire primeiro as de cima.
 lAs lâminas são frágeis. Não tente dobrá-las nem curvá-las excessivamente.
l Não tente lixar lâminas de madeira sem antes colá-las numa superfície rígida.
l Ao deslocar uma ou mais lâminas, caso esteja sozinho, junte as extremidades e segure-as para o alto com ambas as mãos.
 Não despreze os retalhos.
l

 
lLÂMINAS DE MADEIRAS - ARMAZENAMENTO

Mantenha as lâminas em posição horizontal, ao abrigo total da luz e longe da umidade. O ambiente deve ser seco, fresco, não abafado e longe da poeira. Cubra totalmente as lâminas de madeira com plástico preto.



l



Autor ; Prof. Riverson Tobias do vale.
              Professor de marcenaria no SENAI